Circuito Chic
Christiano Coelho
Colunista social desde 2002, Christiano Coelho se consolidou ainda no Jornal Impresso, sendo pioneiro em Primavera do Leste na edição de revista, programa de TV e site voltado ao universo social. Siga-o também no Instagram: @christianocoelho e @circuitochic
l
Voltar

BLOG / Segunda-feira, 29 de Julho de 2013

Cuide-se Bem!

QUEM DIRIA, HEIN?

O pepino é super refrescante e ajuda na hidratação do corpo. As propriedades dele são muitas e para provar que vale a pena incluir o vegetal na sua alimentação, o blog de hoje trás além dos benefícios, dicas sobre como comprar e consumir para evitar o desperdício.

É composto por cerca de 90% de água, além das vitaminas A, C, B1, B2 e de sais minerais. O pepino também é rico em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, e baixo teor calórico, o que faz dele um grande aliado das dietas. O teor de sílica ajuda a fortalecer o sistema conjuntivo e, com isso, faz bem à pele, aos músculos, às unhas e também às articulações. Quem tem diabetes ou colesterol alto também pode e deve incluí-lo no cardápio.

No Brasil é comum encontrar 3 tipos de pepinos: o do tipo aodai, com frutos verde-escuros e casca lisa; o do tipo caipira, com frutos verde-claros, estrias brancas e casca lisa; e o do tipo japonês, com frutos verde-escuros brilhantes, mais finos e alongados, com reentrâncias na casca.

Confira mais algumas dicas de acordo com pesquisa da Embrapa:

- Na hora de escolher, opte pelos sem ferimentos, pois isso compromete a qualidade e reduz a durabilidade.
- Prefira frutos firmes e com casca brilhante.
- Os muito grandes, que já iniciaram o amadurecimento, são recomendados apenas para consumo na forma refogada.
- Os muito pequenos são saborosos, mas murcham mais rapidamente.
- Compre somente quando estiver exposto em gôndolas refrigeradas.
- Quando você compra descascado ou picado, a durabilidade é menor. O mesmo ocorre quando mantido em condição ambiente por muito tempo.
- Na geladeira a durabilidade é de até 1 semana. Armazene na gaveta de baixo em saco plástico perfurado.
- O pepino tipo Aodai deve ser consumido sem a casca, pois ela é de difícil digestão. 

Higienização:

Caso for consumido cru, é ideal lavar em água corrente e higienizados com uma mistura de 1 litro de água filtrada e 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio. Deixe os frutos de molho por 30 minutos e enxague em seguida em água filtrada.

Além das saladas, o pepino pode ser consumido cozido e recheado, em refogados, sopas quentes ou frias e até para incrementar sanduíches e sucos.

Se você já consome, parabéns! Se não, tem motivos de sobra para começar agora. Viva com saúde!

(Fonte: http://universojatoba.com.br/beneficios-do-pepino/)

REDES SOCIAIS