Circuito Chic
Christiano Coelho
Colunista social desde 2002, Christiano Coelho se consolidou ainda no Jornal Impresso, sendo pioneiro em Primavera do Leste na edição de revista, programa de TV e site voltado ao universo social. Siga-o também no Instagram: @christianocoelho e @circuitochic
l
Voltar

BLOG / Quarta-feira, 23 de Outubro de 2013

Casa e Coisas

FONTE DE SABER 

Romance, história, melodrama ou mesmo doutrinas de estudo, nossos livros devem estar sempre bem conservados e longe de qualquer coisa que cause seu dano. Imagine querer ler um antigo livro e não conseguir por conta de seu cheiro de velho ou por poeira em suas páginas? Para isso, nosso blog Casa & Coisas de hoje, pesquisou algumas dicas essenciais para manter seu companheiro sempre bem cuidado, pois mesmo não servindo para você ele pode ser muito útil à outra pessoa.

DICAS:

Luz: Posicione a sua estante em locais protegidos do sol e da iluminação direta dos ambientes internos. Uma grande incidência de luz, seja ela natural ou artificial, faz com que os livros fiquem amarelados e desbotados, além de adiantar o processo de acidez natural em publicações em papel de madeira (modernos).

Espaço na estante: Quando os livros estiverem em pé, deixe um espaço entre eles e o fundo da estante (ou parede) para o ar circular.

Poeira: A poeira que fica acumulada sobre o livro escurece o corte e pode se instalar no meio das folhas. Passe um espanador de plumas sobre os livros ao menos uma vez por semana. Uma vez por ano,limpe os livros por dentro passando uma trincha de cerdas macias bem perto da costura, apenas nas 10 páginas iniciais e finais. Se o livro estiver muito sujo, faça isso em todas as páginas.

Cheiro ruim: Livros que ficam muito tempo sem serem abertos tendem a ficar com cheiro ruim. Livros são para serem lidos e não guardados. Para tirar o odor, deixe o livro aberto em local seco e ventilado (naturalmente) por algumas horas, sempre alternando as páginas que estão abertas.

Lembranças: Nunca guarde flores, plantas, papéis de bombom e similares dentro do livro, pois pode manchá-lo e facilitar o aparecimento de fungos e bichos.

Fita adesiva: Nunca utilize fitas adesivas, como crepe ou durex, para consertar um livro. Com o tempo, a cola solta da fita e fica permanentemente no livro, manchando-o e aumentando a acidez das páginas. Se um livro começar a “desmontar”, procure um profissional.

Cadernos soltos: Nunca segure um livro por uma só capa ou puxe-o da estante pela lombada. Com o tempo, a capa solta e estraga a encadernação.

Retirando livros da estante: Para tirar um livro da estante, empurre os dois livros ao lado para trás e puxe o livro pelo meio da lombada. Para colocar, puxe os dois livros para frente coloque o livro no meio e empurre os três juntos até a posição.

Pilha de livros: Quando estiverem deitados, o ideal é que os livros tenham o mesmo tamanho. Se forem de tamanhos diferentes faça uma pirâmide, coloque o maior embaixo e o menor por cima. Mas não coloque muitos livros pois, com o tempo, o peso marca o livro que estiver embaixo.

(Fonte de pesquisa: Cachola Literária)

REDES SOCIAIS