Circuito Chic
Christiano Coelho
Colunista social desde 2002, Christiano Coelho se consolidou ainda no Jornal Impresso, sendo pioneiro em Primavera do Leste na edição de revista, programa de TV e site voltado ao universo social. Siga-o também no Instagram: @christianocoelho e @circuitochic
l
Voltar

COLUNA DO CHRIS

Sábado, 19 de Janeiro de 2013

O consultor Anderson Tonnera dá dicas para aproveitar o início do ano planejando o crescimento e futuro dos negócios...

Carioca com formação inicial em Administração, o dinâmico Anderson Tonnera fez Pós-Graduação em Gestão da Qualidade na UFF, obteve duas certificações internacionais em coaching, uma certificação em auditoria interna e outra em modelagem de processos. Há quase 10 anos percorre o Brasil com o trabalho de consultoria empresarial e coaching. Depois de anos compondo a equipe de sócios do Grupo Pragmática, onde contribui no desenvolvimento de grandes marcas e empresas, o também escritor e palestrante, agora presta um trabalho diferenciado, voltado para as reais necessidades de empresas em diferentes segmentos e dimensões. Empresas familiares é sua especia-lidade, com conceitos práticos que também se aplicam ao agronegócio, onde a dinastia quase sempre faz parte da realidade. Em um bate papo interessante, ele fala de seu trabalho e dá dicas para quem quer crescer ainda mais comercialmente...

Anderson Tonera é
consultor empresarial, coach, escritor e palestrante

Circuito Chic, Entrevista Anderson Tonnera

Muitos comparam um consultor empresarial como “psicólogo da empresa”. Dá para usar esta metáfora? E qual a importância real deste trabalho nos dias de hoje?
O trabalho de uma consultoria consiste em mostrar a realidade organizacional de novos ângulos ao empresário, focando duas necessidades básicas: Melhorar sua operação atual (aumento de receita e redução de custos) e projetar o seu futuro no médio e longo prazo. A consultoria atua como suporte para o crescimento de uma empresa. É importante ressaltar que o sucesso de uma consultoria só se concretiza se houver na empresa uma disposição em mudar e abrir a mente para o novo mercado que se apresenta. Então, quanto à metáfora usada, acredito que nosso trabalho vai além, não como um psicólogo, mas um personal treinner que vai não só orientar, mas acompanhar de perto o desenvolvimento do aluno que busca melhora física e saúde.

Dentro de seu trabalho, você é multifacetado como consultor, escritor, palestrante e coach. Como separa as funções e qual tem sua maior atenção atualmente?
São funções complementares. O maior foco é a consultoria que, de fato, tem um grande poder transformacional nas empresas. O coaching serve como suporte nesse processo de desenvolvimento de pessoas. Ser palestrante preenche uma lacuna grande que vemos no interior do Brasil, levando informações onde este tipo de serviço é escasso ou de baixa qualidade. Já atuar na área editorial, permite a clientes e parceiros terem acessos a materiais práticos para aplicar em suas empresas.

No caso do coaching, a procura tem crescido muito no Brasil. O que ele realmente proporciona aos participantes?
É muito comum confundirmos coaching com terapia, psicologia ou algo do tipo. Coaching é um processo de parceria entre o profissional e o cliente. Este trabalho em conjunto visa aumentar a performance do indivíduo, além de definir metas pessoais e profissionais que serão alvos de trabalho de ambos, para assim atingir objetivos definidos, elevando também o nível de consciência do cliente atendido com este serviço.

Em tempos de mercado globalizado, onde as pessoas encontram produtos e serviços sem se importar com local ou distância pela Internet, o que uma empresa deve ter ou fazer para se manter no mercado?
Quando percorro o rBasil palestrando e prestando consultoria à empresas, sempre mostro que o grande foco para se manter competitivo no mercado consiste em: 1) Possui um planejamento estratégico com metas para até cinco anos; 2) Ter uma área de recursos humanos estruturado na empresa, e não apenas o departamento pessoal; 3) Processos enxutos e padronizados, como a redução de desperdícios; 4) Treinamento constante de pessoas, pois capital intelectual é o grande diferencial do mundo atual.

"O maior foco é a consultoria que, de fato, tem um grande poder transformacional nas empresas"

Circuito Chic, Anderson Tonnera Entrevista

Nos últimos anos, muitas empresas familiares acabam falindo ou se rendendo a outras corporações empresariais. Na prática, quais os riscos que uma empresa sem o devido profissionalismo corre?
Empresas que não são profissionalizadas acabam sendo gerenciadas através de percepção e isso é preocupante, porque o nível de competição de hoje é muito mais acentuado do que no passado. Empresas precisam ser gerenciadas por números, não só planilhas de custos e lucros, mas indicadores de desempenho. Todos devem ter metas, desde o presidente até o auxiliar de limpeza. E a gestão sob o desempenho deve ser constante. Hoje, a empresa que não enxerga claramente seu resultado, é uma forte candidata a perder espaço no mercado.

Esta problemática também existe no setor agrícola? De que forma a não preparação de um sucessor e a profissionalização da empresa podem impactar nos negócios do campo?
Com certeza! O agronegócio tem crescido de uma forma promissora. Contudo, falta investir em qualificação da mão-de-obra e formação de líderes que, além de dominar conhecimentos técnicos, possuem práticas de gestão para melhoria da produtividade e, consequentemente, dos resultados operacionais. Sem preparar um sucessor, os negócios podem ficar totalmente comprometidos no futuro, pois a tendência é que o nível de concorrência aumente de forma significativa neste ramo. Os produtores que definirem seu sucessor o quanto antes e realizarem devidamente o treinamento do mesmo, largam muito na frente, fugindo do risco de que o que construiu se perca no futuro.

"Empresas precisam ser gerenciadas por números, não só planilhas de custos e lucros, mas indicadores de desempenho. Todos devem ter metas..."

Circuito Chic, Anderson Tonnera Entrevista

Pelo visto, a escolha do sucessor acaba tendo grande importância. Em uma família com vários filhos e até netos envolvidos no trabalho, como identificar o melhor sucessor?
Primeiramente, preciso deixar claro que o sucessor não é obrigatoriamente o filho mais velho e o fato de existir uma mulher entre os filhos, não quer dizer que ela é descartada. Estes dois mitos precisam ser quebrados no Brasil, principalmente no setor do agronegócio. A escolha do sucessor é por mérito e competência. Alguns critérios são importantes na escolha. Um bom exemplo: alguém formado há mais de cinco anos, de preferencia com experiência em outras organizações, e que tenha conhecido e até atuado em diversos setores da empresa. Estes, entre outros critérios, definem um sucessor ideal.

Em que nível de maturidade encontra-se a profissionalização das empresas no Brasil? Existem regiões mais avançadas que podem servir de modelo para as demais?
Estamos em um processo ainda muito embrionário, mas existem alguns avanços. Hoje é inaceitável que uma empresa familiar não tenha um acordo de sócios formalizado. Isso garante a sobrevivência da empresa e da família ao longo dos anos. Temos procurado mostrar aos fundadores a importância de formalizar este acordo, até para evitar que possíveis desentendimentos familiares causem sérios problemas à empresa. A região Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, já existe um nível avançado neste sentido, até pela preocupação que os empresários deste eixo demonstram em buscar auxílio externo para melhoria da suas empresas, muitas com décadas de existência, que atravessam gerações.

"Nem sempre o filho mais velho deve ser um bom sucessor e mesmo entre homens, uma mulher pode ser a melhor opção para o futuro dos negócios da família. Estes mitos devem acabar no Brasil, principalmente no agronegócio. A escolha do sucessor é por mérito e competência!"

Circuito Chic, Anderson Tonnera Entrevista

Em linhas gerais, quais os princípios básicos ou passos principais para profissionalizar uma empresa familiar?
O primeiro passo é estabelecer critérios de medição para toda a operação, incluindo todas as pessoas que atuam na organização. Depois, alinhar a visão de futuro da empresa em um planejamento estratégico formalizado. É importante desenvolver a formação de um conselho dentro da empresa e definir um modelo de gestão que garanta o bom funcionamento da organização.

Com o segmento crescente e aquecido, o que deve se levar em conta na escolha do consultor empresarial?
Como em qualquer outro contratado, é sempre importante verificar o currículo do consultor, verificando se ele possui a formação adequada ao trabalho que desenvolve. Após isso, analisar quanto o trabalho do mesmo é realmente prático. Infelizmente, hoje no Brasil temos muitas empresas vendendo “receita de bolo” para todos os tipos de empresa sem entender o mercado que a mesma está inserida. No meu caso, não fecho nenhum contrato de consultoria sem antes fazer uma análise e diagnóstico na empresa. Não posso ser guiado pelo que o diretor diz ser o problema dele; Para realmente ajudar, preciso investigar a fundo como tudo está funcionando. Este período de análise e diagnóstico serve como um grande “raio X” da empresa, onde observo seus processos, sócios, profissionais e mercado que atua.

Anderson após palestra no AGULHON Hotel (empresa parceira) com o empresário Claudir Sachet, para quem desenvolveu trabalho

Circuito Chic, Anderson Tonnera Entrevista

Conciliando a publicação de artigos e livros ao seu trabalho, quais as novidades para 2013?
Este ano promete! Recentemente lancei um livro sobre como aplicar treinamentos corporativos, pela editora “Ag.Book”. A publicação é um manual prático para profissionais de recursos humanos e áreas afins se prepararem para uma sessão. Ainda neste semestre sairá o livro “Coaching – A Solução” da editora “Ser Mais”, no qual fui um dos escolhidos no Brasil para compor a obra como coautor. Acabo de assinar contrato com a “Alta Books” para publicar, no segundo semestre, um grande manual de gestão empresarial. Ainda no campo da escrita, continuo sendo colunista da “Revista Visão Jurídica” e o site “Portal dos Administradores”. É muito trabalho, mas que me satisfaz!

Depois de tanto rodar o Brasil e atuar com grandes empresas, você desenvolveu alguns trabalhos de sucesso em Primavera. Conte um pouco desta experiência e o que lhe atrai na região?
Três cidades ao longo destes anos me chamaram muita atenção: Petrolina, onde em meio ao sertão nordestino, você vê uma região muito aquecida economicamente; Ribeirão Preto é uma linda cidade com ótima qualidade de vida e uma economia que cresce de forma sustentável; A terceira é a simpática e próspera Primavera do Leste, que me surpreende com a capacidade de crescimento da cidade em tão pouco tempo. Isso demonstra que existem políticos com alto grau de competência na região e um povo preocupado com o seu desenvolvimento intelectual. É muito interessante perceber a evolução da cidade em estrutura, cultura e organização. Então, com minha experiência, espero contribuir para a evolução de empresas e agro empresários abertos à importância da consultoria.

"Primavera surpreende com a capacidade de crescimento da cidade em tão pouco tempo. Aqui, espero contribuir para a evolução de empresas e agro empresários"

Circuito Chic, Anderson Tonnera Entrevista

Você planeja novas palestras em Primavera do Leste. Neste caso o foco é apenas empresas familiares? E como funcionarão?
O foco acaba sendo empresa familiar, mas a prática da gestão pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa, em qualquer lugar do mundo. No sucesso empresarial o negócio muda, a gestão, nunca! Em março teremos a primeira palestra de um ciclo trimestral que será realizado em Primavera. Os temas serão bem práticos e falam da realidade do empresário local: “Administração do tempo”; “Como gerenciar empresa familiar”; “A importância do coaching”; “Orçamento pessoal”. Todas as palestras vão gerar ao participante um material impresso para aprendizado contínuo, bem como planilhas e ferramentas de tudo que for abordado no workshop. Além disso, já presto negócios para empresas locais e já estou em análise para começar a atuar com novos clientes.

Circuito Chic, Anderson Tonnera

Quarta-feira, 31 de Dezembro de 1969 - 21:00

Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 - 19:55

COOAPRIMA reúne produtores cooperados no jantar de confraternização e prontos para as safras 2026

Com 111 membros ativos, a Cooperativa Agropecuária Primaverense - COOAPRIMA encerra o ano de 2025 fortalecida, mesmo com os desafios do agro. E no último sábado, o presidente Pedro Geraldo Bravin com a esposa Cirlei, foram os anfitriões das famílias de produtores no jantar de confraternização. 
 
A COOAPRIMA deseja um Feliz Natal aos sojicultores e parceiros e segue otimista na união do grupo para em 2026 continuar produzindo e contribuindo para o crescimento do Agro em Primavera do Leste e região. Confira as imagens da FOTO ABELE...
Sábado, 22 de Novembro de 2025 - 09:10

Sucesso mais uma Violada Encontro de Viver em prol do Hospital de Amor de Barretos

O empresário da FertiBrasil André Lodo mais uma vez reuniu violeiros da região no Encontro Direito de Viver. Realizado no Salão Paroquial da Igreja São Francisco o almoço festivo tem toda renda revertida para o Hospital do Amor de Barretos em São Paulo, que recebe pacientes oncológicos de todo Brasil. Veja como foi a 11a edição no último sábado...

Domingo, 16 de Novembro de 2025 - 18:58

Confira alguns flashes das apresentações do 9 Festival de Teatro Velha Joana

Entre os dias 7 e 16 de Novemnbro Primavera do Leste foi palco de grandes manifestações teatrais. A 19a edição do Festival de Teatro Velha Joana, mais uma vez trouxe companhias de diferentes estados do Brasil para entreter a população de forma gratuita. Com peças para todas as idades e com diferentes temáticas, artiastas locais e regionais também mostrarm a força do nosso teatro. Confira alguns flashes feitos pela equipe de comunicação da FACES, responsável pela produção do evento junto com a Secretaria Municipal de Cultura

Sábado, 15 de Novembro de 2025 - 13:51

KtchenPrime Eletros reúne parceiros para a inauguração oficial da loja em Primavera

FOTOS ADEVAIR ZION PRODUÇÕES

Jony Kohlhose entre sua equipe: Larissa Dias, Martha Pinho e Amanda Fonzer, no evento que reuniu arquitetos, parceiros na quinta-feira. Com unidades em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Alta Floresta e Marabá, a KitchenPrime abriu oficialmente sua loja em Primavera do Leste. Especialista em eletrodomésticos de alto padrão, como das marcas Bertazzoni, Eletromec, Falmec, Lofra, Tecno, Evol, LG, Coifas Pulsatr, Ooni Pizza Ovens, Churrasqueiras Scheer, Speed Queen, Smeg e Le Creuset. Veja quem passou no lançamento do showroom na Av Campo Grande esquina com Rua São Bernardo do Campo...

Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025 - 12:56

Vereadores entregam Títuo de Cidadão Honorário em Sessão Espacial na Câmara Municipal

FOTOS DIEGO EIFLER
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios Léo Bortolin e o prefeito Sérgio Machnic participaram da Sessão presidida pelo presidente do Legislativo, Marco Aurelio Sales, onde vereadores apontaram nomes que contribuíram com o desenvolvimento da cidade para receber o Título de Cidadão Honorário de Primavera do Leste... 

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025 - 21:59

Voluntárias do CACC realizam a Noite Rosa Mulheres com Propósito no Sindicato Rural

Na última sexta-feira aconteceu o evento Mulheres com Propósito, realizado pelas voluntárias do Centro de Apoio no Combate ao Câncer (CACC) de Primavera do Leste. A edição 2025 aconteceu no pavilhão de eventos do Sindicato Rural e cor-de-rosa foi o tom da noite que contou com serviço do Ideias Buffet, Drinks da Jaque e o som da dupla Bruno & Vinicius, cantor Celso Lima e DJ Lima.

Em momentos emocionantes, quem luta contra o câncer teve voz através dos depoimentos das pacientes Eliane Krug e Mari Campanhoni. Como já é tradição, mulheres que convivem com o prognóstico desfilaram looks das lojas apoiadoras Soul Suit, Tendência Moda Estilo, Rubi Store, Maria Antonieta, Emballlus e Conect Brand. As modelos foram Sonia Maria Borba, Dayane Caroline Belém, Fabiana Almeida Silva, Danusa Guimarães, Ivoneis Feliciano Xavier, Adriane Maria Nardi, Terezinha Del Paulo, Nevair Teixeira Arruda, Eliane Krug, Martha Brito Zanzarini, Terezinha Amaral Martins e Iraci Soares dos Santos.

Sem o empenho de mulheres engajadas na venda de convites e contribuição, o evento não seria possível e o CACC agradece às Madrinhas de 2025: Ana Cleris Ravanello, Ana Yamashita, Camila Bidoia, Carol Martignago, Cleo  Maccarin, â Daniela Letrali, Daniele Haddad Bolognese, â Erosani Shimiti, Ester Minosso, Gabriele Brunetta, Geovana  Ramim, Inês  Sabadini, Ione  Leite, Ivani Assumpção, Janaina Riva, â Luciana Lazzari, Márcia Patrício, Maria Angelina Sacco, Renata  Martins do Carmo, â Rosângela Ferreira, Selma Machinic e Suellen Busanello.

O evento também contou com a presença de membros do Hospital do Câncer de Mato Grosso, a diretora administrativa Renata Oliveira; a coordenadora de Leilões e Eventos Elenice Mansor e a diretora clínica Manoela Correa Barros, além de Neila, responsável da Ala onco-pediátrica da Santa de Cuiabá. Na ocasião, a empresária Laura Nardes foi homenageada por ter criado o evento há 10 anos, então passando o projeto para o CACC..

Confira abaixo algumas fotos de GRACIELA BECK e também mais flashes na cobertura feita pelo
SITE FOTOS COM ZANELLA

Domingo, 05 de Outubro de 2025 - 13:18

Spin Field inaugura com programação esportiva e a Estação Gourmet no Casa Urbana Edificatto


Amanda Werner e Gisele Barco com Esther Bruno, que veio do Rio para experiência de Yoga pela manhã, assim como Marcelo FTW, que trouxe as tecnicas do Pickleball; abaixo, Fernando Matos com a dupla número 1 do Padel brasileiro, Lucas Cunha e Matheus Simonato

O fim de semana de estreia da Arena Spin Field trouxe toda atmosfera que o primeiro placemaking do bairro planejado Casa Urbana propõe. A programação começou logo cedo, com aula de Yoga com a professora Esther Bruno, do Rio de Janeiro. Logo após um café saudável foi servido, enquanto as quadras passavam a ser ocupadas para os jogos de raquete.

A Spin oferece três quadras de Beach Tenis, três de Padel, duas de Tênis e duas de Pickleball, modalidade que já é febre mundo a fora e chega a Primavera do Leste já atraindo atletas. O professor Marcelo FTW veio do Rio de Janeiro para instruir novos professores e alunos de Pickleball. De Santa Catarina, a dupla numero 1 do Padel brasileiro, Lucas Cunha e Matheus Simonato, testaram e aprovaram as quadras da Spin, enquanto davam dicas aos padelistas locais.

O espaço conta com lojas do grupo Ultra e Casa do Atleta, além do bar  Spin Fuell com bebidas com e sem álcool e pratos rápidos para servir tanto atletas quanto quem for passear no espaço e no sábado de estreia o fim do dia foi animado pelo DJ João Wehmuth, de Balneário.  


Duan e Thayara Piloneto com a pop-up store da Casa do Atleta e a equipe do Grupo Ultra que também terá loja com suplementos, cosméticos e produtos saudáveis. Abaixo, os côcos persoanlizados distribuídos pela manhã e o DJ João Wehmuth fazendo o som na inauguração da Spin

BAIXE O APLICATIVO para ficar por dentro de tudo o que acontece na Spin Field! Fotos de GABRIEL COELHO...

Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025 - 13:05

Celebrando o Dia do Vereador, Câmara Municipal reuniu ex e atuais vereadores no café Memórias do Futuro e Antigo Legislativo

No último 1 de Outubro, a Câmara Municipal de Primavera do Leste realizou um café da manhã especial em comemoração ao Dia do Vereador. O evento reuniu vereadores da atual legislatura, além de ex-parlamentares que marcaram a história do Legislativo municipal. A confraternização teve como objetivo valorizar e reconhecer o papel desempenhado por todos aqueles que, ao longo dos anos, contribuíram com o desenvolvimento do município através do exercício da vereança.

Durante a solenidade, foram feitas homenagens às legislaturas passadas, relembrando nomes que ajudaram a construir a trajetória política de Primavera do Leste. O momento também foi marcado por uma homenagem póstuma aos vereadores já falecidos, reconhecendo a dedicação e o legado deixado por cada um deles à cidade e à população.

Projeto para oficialização em lei Além das homenagens, o presidente da Câmara, Marco Aurélio Salles anunciou um projeto de lei municipal que tem como objetivo oficializar o Dia do Vereador no calendário oficial do município. “ Cada legislatura ajudou a escrever a história de Primavera do Leste, e é justo que essa data seja lembrada todos os anos, de forma oficial, como um reconhecimento ao trabalho daqueles que já passaram e dos que hoje seguem atuando pelo bem da nossa cidade”, destacou o presidente.

O café da manhã foi marcado por momentos de reencontro, troca de experiências e integração entre vereadores atuais e ex-parlamentares. Para os presentes, a ocasião reforçou o espírito democrático e o compromisso de todos com o futuro do município. A Câmara Municipal de Primavera do Leste reforça que o Dia do Vereador é mais do que uma data comemorativa: é uma oportunidade de reconhecer aqueles que dedicaram parte de suas vidas ao serviço público, representando a voz da comunidade e contribuindo para a construção de uma cidade mais justa e democrática.

Abaixo, confira as fotos de Diego Eifler...

Terça-feira, 23 de Setembro de 2025 - 11:37

Cerimonial Fabiano Fernandez celebra aniversário com emocionante Show do grupo Roupa Nova


Os músicos Ricardo Feghali, Kiko, Fábio Nestares e Cleberson Horsth que emocionaram os primaverenses com os sucessos de sempre do Roupa Nova, ladeando o anfitrião da noite, Fabiano Fernandez, muito realizado com o sucesso do Show que promoveu na última sexta-feira comemorando os 22 anos de seu Cerimonial. Também em parceria com a Ditado Produções já anunciou a dupla Matogrosso e Mathias para a próxima edição em 2026. Confira abaixo quem prestigiou a noite de música atemporal no Salão da Caravaggio...

FOTOS DIEGO EIFLER

 

REDES SOCIAIS




ÚLTIMAS POSTAGENS

COLUNA


-->