Circuito Chic
Christiano Coelho
Colunista social desde 2002, Christiano Coelho se consolidou ainda no Jornal Impresso, sendo pioneiro em Primavera do Leste na edição de revista, programa de TV e site voltado ao universo social. Siga-o também no Instagram: @christianocoelho e @circuitochic
l
Voltar

COLUNA DO CHRIS

Sábado, 19 de Janeiro de 2013

O consultor Anderson Tonnera dá dicas para aproveitar o início do ano planejando o crescimento e futuro dos negócios...

Carioca com formação inicial em Administração, o dinâmico Anderson Tonnera fez Pós-Graduação em Gestão da Qualidade na UFF, obteve duas certificações internacionais em coaching, uma certificação em auditoria interna e outra em modelagem de processos. Há quase 10 anos percorre o Brasil com o trabalho de consultoria empresarial e coaching. Depois de anos compondo a equipe de sócios do Grupo Pragmática, onde contribui no desenvolvimento de grandes marcas e empresas, o também escritor e palestrante, agora presta um trabalho diferenciado, voltado para as reais necessidades de empresas em diferentes segmentos e dimensões. Empresas familiares é sua especia-lidade, com conceitos práticos que também se aplicam ao agronegócio, onde a dinastia quase sempre faz parte da realidade. Em um bate papo interessante, ele fala de seu trabalho e dá dicas para quem quer crescer ainda mais comercialmente...

Anderson Tonera é
consultor empresarial, coach, escritor e palestrante

Circuito Chic, Entrevista Anderson Tonnera

Muitos comparam um consultor empresarial como “psicólogo da empresa”. Dá para usar esta metáfora? E qual a importância real deste trabalho nos dias de hoje?
O trabalho de uma consultoria consiste em mostrar a realidade organizacional de novos ângulos ao empresário, focando duas necessidades básicas: Melhorar sua operação atual (aumento de receita e redução de custos) e projetar o seu futuro no médio e longo prazo. A consultoria atua como suporte para o crescimento de uma empresa. É importante ressaltar que o sucesso de uma consultoria só se concretiza se houver na empresa uma disposição em mudar e abrir a mente para o novo mercado que se apresenta. Então, quanto à metáfora usada, acredito que nosso trabalho vai além, não como um psicólogo, mas um personal treinner que vai não só orientar, mas acompanhar de perto o desenvolvimento do aluno que busca melhora física e saúde.

Dentro de seu trabalho, você é multifacetado como consultor, escritor, palestrante e coach. Como separa as funções e qual tem sua maior atenção atualmente?
São funções complementares. O maior foco é a consultoria que, de fato, tem um grande poder transformacional nas empresas. O coaching serve como suporte nesse processo de desenvolvimento de pessoas. Ser palestrante preenche uma lacuna grande que vemos no interior do Brasil, levando informações onde este tipo de serviço é escasso ou de baixa qualidade. Já atuar na área editorial, permite a clientes e parceiros terem acessos a materiais práticos para aplicar em suas empresas.

No caso do coaching, a procura tem crescido muito no Brasil. O que ele realmente proporciona aos participantes?
É muito comum confundirmos coaching com terapia, psicologia ou algo do tipo. Coaching é um processo de parceria entre o profissional e o cliente. Este trabalho em conjunto visa aumentar a performance do indivíduo, além de definir metas pessoais e profissionais que serão alvos de trabalho de ambos, para assim atingir objetivos definidos, elevando também o nível de consciência do cliente atendido com este serviço.

Em tempos de mercado globalizado, onde as pessoas encontram produtos e serviços sem se importar com local ou distância pela Internet, o que uma empresa deve ter ou fazer para se manter no mercado?
Quando percorro o rBasil palestrando e prestando consultoria à empresas, sempre mostro que o grande foco para se manter competitivo no mercado consiste em: 1) Possui um planejamento estratégico com metas para até cinco anos; 2) Ter uma área de recursos humanos estruturado na empresa, e não apenas o departamento pessoal; 3) Processos enxutos e padronizados, como a redução de desperdícios; 4) Treinamento constante de pessoas, pois capital intelectual é o grande diferencial do mundo atual.

"O maior foco é a consultoria que, de fato, tem um grande poder transformacional nas empresas"

Circuito Chic, Anderson Tonnera Entrevista

Nos últimos anos, muitas empresas familiares acabam falindo ou se rendendo a outras corporações empresariais. Na prática, quais os riscos que uma empresa sem o devido profissionalismo corre?
Empresas que não são profissionalizadas acabam sendo gerenciadas através de percepção e isso é preocupante, porque o nível de competição de hoje é muito mais acentuado do que no passado. Empresas precisam ser gerenciadas por números, não só planilhas de custos e lucros, mas indicadores de desempenho. Todos devem ter metas, desde o presidente até o auxiliar de limpeza. E a gestão sob o desempenho deve ser constante. Hoje, a empresa que não enxerga claramente seu resultado, é uma forte candidata a perder espaço no mercado.

Esta problemática também existe no setor agrícola? De que forma a não preparação de um sucessor e a profissionalização da empresa podem impactar nos negócios do campo?
Com certeza! O agronegócio tem crescido de uma forma promissora. Contudo, falta investir em qualificação da mão-de-obra e formação de líderes que, além de dominar conhecimentos técnicos, possuem práticas de gestão para melhoria da produtividade e, consequentemente, dos resultados operacionais. Sem preparar um sucessor, os negócios podem ficar totalmente comprometidos no futuro, pois a tendência é que o nível de concorrência aumente de forma significativa neste ramo. Os produtores que definirem seu sucessor o quanto antes e realizarem devidamente o treinamento do mesmo, largam muito na frente, fugindo do risco de que o que construiu se perca no futuro.

"Empresas precisam ser gerenciadas por números, não só planilhas de custos e lucros, mas indicadores de desempenho. Todos devem ter metas..."

Circuito Chic, Anderson Tonnera Entrevista

Pelo visto, a escolha do sucessor acaba tendo grande importância. Em uma família com vários filhos e até netos envolvidos no trabalho, como identificar o melhor sucessor?
Primeiramente, preciso deixar claro que o sucessor não é obrigatoriamente o filho mais velho e o fato de existir uma mulher entre os filhos, não quer dizer que ela é descartada. Estes dois mitos precisam ser quebrados no Brasil, principalmente no setor do agronegócio. A escolha do sucessor é por mérito e competência. Alguns critérios são importantes na escolha. Um bom exemplo: alguém formado há mais de cinco anos, de preferencia com experiência em outras organizações, e que tenha conhecido e até atuado em diversos setores da empresa. Estes, entre outros critérios, definem um sucessor ideal.

Em que nível de maturidade encontra-se a profissionalização das empresas no Brasil? Existem regiões mais avançadas que podem servir de modelo para as demais?
Estamos em um processo ainda muito embrionário, mas existem alguns avanços. Hoje é inaceitável que uma empresa familiar não tenha um acordo de sócios formalizado. Isso garante a sobrevivência da empresa e da família ao longo dos anos. Temos procurado mostrar aos fundadores a importância de formalizar este acordo, até para evitar que possíveis desentendimentos familiares causem sérios problemas à empresa. A região Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, já existe um nível avançado neste sentido, até pela preocupação que os empresários deste eixo demonstram em buscar auxílio externo para melhoria da suas empresas, muitas com décadas de existência, que atravessam gerações.

"Nem sempre o filho mais velho deve ser um bom sucessor e mesmo entre homens, uma mulher pode ser a melhor opção para o futuro dos negócios da família. Estes mitos devem acabar no Brasil, principalmente no agronegócio. A escolha do sucessor é por mérito e competência!"

Circuito Chic, Anderson Tonnera Entrevista

Em linhas gerais, quais os princípios básicos ou passos principais para profissionalizar uma empresa familiar?
O primeiro passo é estabelecer critérios de medição para toda a operação, incluindo todas as pessoas que atuam na organização. Depois, alinhar a visão de futuro da empresa em um planejamento estratégico formalizado. É importante desenvolver a formação de um conselho dentro da empresa e definir um modelo de gestão que garanta o bom funcionamento da organização.

Com o segmento crescente e aquecido, o que deve se levar em conta na escolha do consultor empresarial?
Como em qualquer outro contratado, é sempre importante verificar o currículo do consultor, verificando se ele possui a formação adequada ao trabalho que desenvolve. Após isso, analisar quanto o trabalho do mesmo é realmente prático. Infelizmente, hoje no Brasil temos muitas empresas vendendo “receita de bolo” para todos os tipos de empresa sem entender o mercado que a mesma está inserida. No meu caso, não fecho nenhum contrato de consultoria sem antes fazer uma análise e diagnóstico na empresa. Não posso ser guiado pelo que o diretor diz ser o problema dele; Para realmente ajudar, preciso investigar a fundo como tudo está funcionando. Este período de análise e diagnóstico serve como um grande “raio X” da empresa, onde observo seus processos, sócios, profissionais e mercado que atua.

Anderson após palestra no AGULHON Hotel (empresa parceira) com o empresário Claudir Sachet, para quem desenvolveu trabalho

Circuito Chic, Anderson Tonnera Entrevista

Conciliando a publicação de artigos e livros ao seu trabalho, quais as novidades para 2013?
Este ano promete! Recentemente lancei um livro sobre como aplicar treinamentos corporativos, pela editora “Ag.Book”. A publicação é um manual prático para profissionais de recursos humanos e áreas afins se prepararem para uma sessão. Ainda neste semestre sairá o livro “Coaching – A Solução” da editora “Ser Mais”, no qual fui um dos escolhidos no Brasil para compor a obra como coautor. Acabo de assinar contrato com a “Alta Books” para publicar, no segundo semestre, um grande manual de gestão empresarial. Ainda no campo da escrita, continuo sendo colunista da “Revista Visão Jurídica” e o site “Portal dos Administradores”. É muito trabalho, mas que me satisfaz!

Depois de tanto rodar o Brasil e atuar com grandes empresas, você desenvolveu alguns trabalhos de sucesso em Primavera. Conte um pouco desta experiência e o que lhe atrai na região?
Três cidades ao longo destes anos me chamaram muita atenção: Petrolina, onde em meio ao sertão nordestino, você vê uma região muito aquecida economicamente; Ribeirão Preto é uma linda cidade com ótima qualidade de vida e uma economia que cresce de forma sustentável; A terceira é a simpática e próspera Primavera do Leste, que me surpreende com a capacidade de crescimento da cidade em tão pouco tempo. Isso demonstra que existem políticos com alto grau de competência na região e um povo preocupado com o seu desenvolvimento intelectual. É muito interessante perceber a evolução da cidade em estrutura, cultura e organização. Então, com minha experiência, espero contribuir para a evolução de empresas e agro empresários abertos à importância da consultoria.

"Primavera surpreende com a capacidade de crescimento da cidade em tão pouco tempo. Aqui, espero contribuir para a evolução de empresas e agro empresários"

Circuito Chic, Anderson Tonnera Entrevista

Você planeja novas palestras em Primavera do Leste. Neste caso o foco é apenas empresas familiares? E como funcionarão?
O foco acaba sendo empresa familiar, mas a prática da gestão pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa, em qualquer lugar do mundo. No sucesso empresarial o negócio muda, a gestão, nunca! Em março teremos a primeira palestra de um ciclo trimestral que será realizado em Primavera. Os temas serão bem práticos e falam da realidade do empresário local: “Administração do tempo”; “Como gerenciar empresa familiar”; “A importância do coaching”; “Orçamento pessoal”. Todas as palestras vão gerar ao participante um material impresso para aprendizado contínuo, bem como planilhas e ferramentas de tudo que for abordado no workshop. Além disso, já presto negócios para empresas locais e já estou em análise para começar a atuar com novos clientes.

Circuito Chic, Anderson Tonnera

Quarta-feira, 31 de Dezembro de 1969 - 21:00

Quarta-feira, 06 de Março de 2024 - 20:58

Multi Pedras recebe clientes e parceiros em noite especial de lançamento Cosentino

Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2024 - 22:34

Thais Zanetti reúne mulheres em jantar de aniviversário e lançamento de projeto audiovisual

 

FOTOS MARCELLO HOLANDA

Segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2024 - 16:50

Primacredi inaugura seu moderno Auditório reunindo cooperados em palestra do analista político Caio Copola

Com palestra do analista político Caio Copola, a Primacredi reuniu cooperados na última sexta-feira apresentando seu novo Auditório. Com capacidade para 236 pessoas confortavelmente sentadas, a sala tem todo conforto e tecnologia disponível para eventos de associados. Confira os flashes de quem esteve na apresentação seguida de coquetel... FOTOS NERES 

Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024 - 11:42

Confira como foi o Dia de Campo da Impacto Agrícola que movimentou produtores de Soja


Sócios na Impacto Agrícola, Antonio Ribeiro Jr., Cherles Vieira e Olavo Della Torre Jr comemoram o sucesso e agradecem a todos que participaram do evento

O Dia de Campo de Soja da Impacto Agrícola foi realizado no último dia 19 de janeiro, uma Sexta-feira que movimentou a Fazenda Nossa Senhora Medianeira, em Primavera do Leste. O evento contou com a presença de produtores rurais de toda a região, que puderam conhecer as novidades em tecnologia e manejo da soja. Sempre investindo em inovação para oferecer aos seus clientes as melhores alternativas para o sucesso da sua lavoura, a Impacto fez de seu Dia de Campo uma oportunidade de compartilhar todos os conhecimentos e experiências com os produtores parceiros. Após as apresentações todos confraternizaram em um grande almoço com música ao vivo e muitas trocas de informações... FOTOS DIEGO EIFLER

Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024 - 10:32

Guto Melles reúne clientes, parceiros e amigos em dia de churrasco celebrando os 5 anos da AgroMelles

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024 - 14:15

Confira quem circulou nos bangalôs do show da boiadeira Ana Castela na Chácara Victoria

Cantora das mais aclamadas da atualidade, "a boiadeira" Ana CAstela fez show em Primavera do Leste, sendo a grande atração de férias. Promovido pela Kapitão Produções, o evento aconteceu na Chácara Victória. Confira flashes de Gabriel Coelho...

Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023 - 19:50

Confira flashes da 1a Paellada do Coelho no Ditado Popular Primavera


Anfitrião do evento que movimentou o Ditado Popular Primavera, Christiano Coelho ladeado pelos chefs André Schimidt e Diego Bertolini, que assinaram o prato com ingredientes Machadão... Veja as fotos de Gabriel Coelho, abaixo...

Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2023 - 15:58

Track & Field Primavera comemora 1 ano com lançamento de Verão para o fim de ano

Sócia da marca em Primavera, Tainara Ravanello posa entre a equipe Track & Field Primavera: Janaina, Murilo e Amanda. Abaixo, com sua mãe, Kátia Ravanello com look da nova coleção da loja. Veja mais flashes de quem passou no aniversário da loja em fotos de Gabriel Coelho

Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023 - 21:59

Fabiano Fernandez foi o anfitrião da vez celebrando 50 anos com balada entre amigos

Parece celebrar seus 50 anos, o cerimonialista Fabiano Fernandez armou uma noite em ritmo de balada no Salão Social do Lions Clube no último sábado. Com espaços instagramáveis da Laçarote e a decoração da Silvania Costa, a festa teve menu do buffet Celebrato Eventos, Drinks da equipe Moscow Bartender e muita animação da banda Capitão Trovão e DJ Rubens Corrêa na pista montada pela ComunicaSom. Reunindo amigos de todas as esferas, o anfitrião surpreendeu ao soltar a voz junto do filho Bento e ganhou homenagem dos amigos de Jaciara, que vieram para relembrar os velhos tempos e lhe entregar comenda pelo histórico de serviço pelo Lions Clube de lá. Confira os flashes...


Fabiano cantando com o filho Bento ao som da banda Capitão Trovão. Abaixo, mais flashes de Diego Eifler 

REDES SOCIAIS