Circuito Chic
Christiano Coelho
Colunista social desde 2002, Christiano Coelho se consolidou ainda no Jornal Impresso, sendo pioneiro em Primavera do Leste na edição de revista, programa de TV e site voltado ao universo social. Siga-o também no Instagram: @christianocoelho e @circuitochic
l
Voltar

COLUNA DO CHRIS

Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2020 - 19:47

Wanderson Lana faz um balanço de seu trabalho na cultura e traz as novidades da Secult para 2020

Enquanto se falam tanto na nomeação da atriz Regina Duarte como Secretária Nacional de Cultura, fomos checar como anda o trabalho do responsável pela Pasta em Primavera do Leste. Wanderson Lana comemora o sucesso das ações em 2019 e começa 2020 com todo o pique e nos conta as novidades para a Cultura que, felizmente, está mais valorizada que nunca em nossa sociedade. Confira os trechos de nosso papo...

APOIO NECESSÁRIO
Em 2019 acompanhamos o crescimento de importantes ações na Cultura de Primavera, como o início as obras do Centro Cultural para a Transformação do espaço no esperado Anfiteatro (esperamos inaugurar em Outubro); Trouxemos grandes atrações nacionais a exemplo da banda Raimundos e a dupla Jads & Jadson no aniversário da cidade e o show de Guilherme & Santiago no fim de ano. Tudo isso custeado por empresas locais. Aliás, a parceria com a iniciativa privada foi dos grandes ganhos de nosso trabalho. Isso deve-se à expertise do prefeito Leonardo Bortolin que conseguiu essas parcerias. Até porque é fácil produzir com dinheiro público, o que muitas vezes nos limita. Mas buscar empresas que invistam na diversão e arte da população é desafiador e satisfatório. Dentre as empresas, as cooperativas de crédito, Primacred, Sicoob e Sicredi Primavera têm investido bastante. E assim como a própria Prefeitura, a atual gestão do Governo do Estado tem incentivado bastante nosso trabalho. No ano passado, além do aniversário da cidade, a SecultMT custeou 70% do Festival Velha Joana, que diga-se de passagem, foi a maior edição, mobilizando 600 profissionais (entre artistas e técnicos) e envolvendo 12 mil acessos aos espectadores.


Carnaval 2019, onde blocos arrecadaram milhares de livros e este ano angariam alimentos


Wanderson entre os participantes do V Festival Castro Alves de Poesia


Exposição coletiva de artes "Entre Formas e Cores" realizada no Salão das Águas

CALENDÁRIO CULTURAL
Além dos eventos com artistas nacionais, estamos mantendo bem nossos projetos já consolidados: Pôr-do-sol com MPB, Festival Municipal de Dança, Circuito do Rock, Festival de Culturas Urbanas, Festival Castro Alves de Poesia, Festival Velha Joana, Circula Velha Joana, Natal Encantado e o tradicional Bailinho, que ganhou cobertura no local da pista de caminhada.


CARNAVAL SOLIDÁRIO
Em Primavera temos a preocupação de aliar diversão com consciência social. Em 2019 os blocos arrecadaram quase 8 mil livros, o suficiente para abastecer as bibliotecas da cidade. Desta vez os foliões vão angariar alimentos não perecíveis que serão distribuídos pela Secretario Assistência Social. Para participar oficialmente da festa e concorrer à premiação em dinheiro, os blocos devem arrecadar ao menos 10 cestas básicas. Este ano teremos, de 21 à 25 de fevereiro, 5 noites e 2 matines (domingo e terça-feira) animadas pelas bandas Apolo (de Rondonópolis), Banda Flor de Liz e Savanah, estas do Sul muito conhecidas em grandes bailes pelo repertorio ecléticos e animado. A estrutura do evento será montada a beira do Lago que mesmo sendo aberto ao público, será cercado e com policiamento.

Wanderson Lana em uma das Bibliotecas Contêinter: logo nova unidade no Parque Eldorado

Manifestações culturais da rua tiveram voz no 2° Festival de Culturas Urbanas

Alunos da rede municipal atentos à peça do 3° Circula Velha Joana

Grande público na Praça de Eeventos durante o Primacanta 2019

OPORTUNIDADE ARTÍSTICA
Mostrando que arte deve ser valorizada, esta semana a Secretaria Municipal de Cultura lança o 1º edital de artes visuais premiando 5 exposições (proponentes podem ser Pessoa Física ou Jurídica) nas vertentes Pintura, Desenho, Moda, Fotografia, Gravura, Escultura, Instalação, Arte Digital e Vídeo Arte. Os selecionados receberão um prêmio de R$6 mil, e espaço para ocuparem exposição no Salão das Águas. Interessante frisar que este edital não é aberto apenas para quem vive de arte. Qualquer pessoa que se inspirar à produzir algo nos itens citados pode se inscrever. As cinco vagas estão disponíveis para todo o Brasil, mas duas são garantidas para participantes locais. Colocaremos as informações na página da @secultpva no Instagram. Até Março devemos lançar também pelo Fundo de Cultura um outro edital abrangendo outros segmentos, como Música, Dança, Teatro, Audiovisual, Literatura, Culturas Urbanas e Culturas Tradicionais.

Além de gestor da Cultura, Wanderson sempre dedicado ao ofício de ator e dramaturgo

Performance do 16° Fetran, com espetáculos voltados à conscientização no Trânsito


Peça e participantes do 9° Festival de Dança - Tema Cinema

Na Praça Matriz, apresentação das escolas e visitas à Casa do Papai Noel no Natal Encantado

LITERATURA
Embora estamos numa era virtual, notamos o interesse das pessoas pelos livros impressos através das frequência nas bibliotecas contêiner (já são 3, além da próxima a ser inaugurada no Parque Eldorado). Vislumbrando a necessidade da cidade, estamos montando uma grande Biblioteca Municipal no bairro Primavera III. Serão cerca de 400m2 com dois pavimentos e várias ambientações. Junto do grande acervo de livros, teremos salas de pesquisa, espaço para jogos, vídeos, informática e acesso à internet e acessibilidade. Nos inspiramos na biblioteca ocupada no espaço do antigo Presídio do Carandiru em São Paulo que já foi premiada como a melhor do mundo.

A IMPORTÂNCIA DA SECRETARIA
Mais que diversão e arte, a Secretaria de Cultura tem papel importante na economia. Em Primavera do Leste contamos com 12 pessoas nas coordenações, além das associações e instituições ligadas À Cultura. Se somados os eventos, a pasta chega a mobilizar centenas de empregos em diversas áreas direta e indiretamente. Quanto à Secretaria Nacional, espero que a Regina Duarte consiga contribuir para a Cultura do Brasil respeitando tudo que já foi conquistado e atendendo à todos os segmentos.

Elenco da Cia de Teatro Faces liderada por Wanderson

VIDA DEDICADA À CULTURA
Quando não estou em função da Secult, minha agenda é toda voltada aos trabalhos no segmento. Particularmente, só tenho a agradecer pelas realizações de 2019. Fui agraciado com o Prêmio Nacional Funarte que selecionou cinco dramaturgos do Brasil com os 5 melhores textos para público adulto e infantil. Embora grande parte de minha vida ser dedicada à dramaturgia para infância e juventude, acabei inscrevendo um texto adulto inédito que foi premiado; Também fui um dos dois dramaturgos convidados pelo Sesc RJ para ministrar aulas aos vencedores do Premia Sesc Nacional de Dramaturgia, o que foi também um reconhecimento à nossa classe do interior, que tem ganhado cada vez mais expressividade; Este ano também fiquei feliz pelo filme ‘O Menino do Quarto’, inspirado em meu conto, e produzido em Primavera com direção da atriz Rafaela Salomão, receber diferentes prêmios no Brasil e no Exterior.

Rafaela Salomão reconhecida internacionalmente pelo curta-metragem "O Menino do Quarto", filme inspirado em conto de Wanderson Lana

DAQUI PRA FRENTE
Espero um fortalecimento e crescimento das ações culturais e
m nosso município. Vislumbro isso graças ao comprometimento da atual gestão do prefeito Léo que está cumprindo as prometidas políticas para a infância e adolescência. A Prefeitura não tem medido esforços nos projetos voltados para crianças e adolescentes. E grande parte deles está ligado à Cultura e Esporte. Isso é importante para o futuro da cidade.

Parte da equipe da Secretaria Municipal de Cultura de Primavera do Leste

Quarta-feira, 31 de Dezembro de 1969 - 21:00

Terça-feira, 10 de Maio de 2022 - 20:59

Marcos Nardes inaugura sua Ótica Marcão após 18 anos de experiência com óculos em Primavera

Aqui com a colaboradora Eliane que compõe o tima da "Marção Optica", o agrora empresário Marcos Nardes com a esposa Karen Sabrina, inaugurou sua própria loja na Av. Porto Alegre, após 18 anos de experiência no mercado. Confira abaixo os flashes de MARCELLO HOLANDA

Sábado, 30 de Abril de 2022 - 16:23

No Primacredi, Giovana Cosentino Brunetta comemora os XV

Pertencendo a duas das consideradas famílias maistradicionais de Primavera do Leste, a jovem Giovanna Cosentino Brunetta não poderia deixar de ter seus 15anos com uma festa como pede o figurino. E foi com toda descontração e magia que o casal Daniela Cosentino e Gianni Brunetta junto do filho Marco Antônio, receberam familiares e amigos na última sexta-feira.

Inicialmente marcada para acontecer na Chácara Vicória,a noite produzida pelo Ceromonial Sibeli Salvatori foi transferida para o Centro de Eventos Primacredi, que ganhou decoração clean e lúdica de Anna Carolina Decor, além de atrações como o cantor Matheuzinho. Destaque para o serviço do Ideas Buffet com finger food e estações de menus descontraídos, sem contar na Havanna que levou suas famosas tortas, cafés e alfajos. A equipe Oh My Skin também montou um spa dos pés para aliviar quem dançou até altas horas. Confira os flashes...  

Domingo, 24 de Abril de 2022 - 17:53

Confira alguns flashes do casamento de Eduarda Romagnoli e Fernando Rietjens

Segunda-feira, 18 de Abril de 2022 - 17:04

Em São Paulo, Aline e Giovani Crespani celebram os XVI anos da filha Anna Clara

O suntuoso Palácio dos Cedros foi mesmo o local  mais apropriado para a festa de 16 anos de Anna Clara Viécili Crespani... O complexo de casarões imperiais no histórico bairro do Ipiranga em São Paulo foi ocupado por familiares e amigos da debutante.

Sempre elegantes e bem animados, Aline e Giovani Crespani foram perfeitos anfitriões dos cerca de 300 convidados entre familiares e amigos de todo Brasil, sendo boa parte de Primavera do Leste, naquela noite que bem lembrou os lendários bailes da sociedade paulistana de outrora.

Como a festa teve inspiração na famosa doceria Ladurée de Paris, todos eram recebidos por personagens lúdicos já oferecendo legítimo e deliciosos macarons. A iguaria de pâtisserie aliás estava espalhada por todos os cantos da festa, compondo com as cores das flores no cenário assinado por Célio Corrêa, que levou seu staff de Mato Grosso e fez jus à arquitetura do local, dando verdadeiro ar de realeza aos ambientes.

Muito bacana a recepção que apesar de muito chic, teve tom totalmente informal. Enquanto Anninha e família recebiam e posavam com os convidados, o serviço de buffet já estava a postos com comidinhas rolantes, além de champagne, vinho e destilados. Um bar central servia drinks e uma estação de frios e pães ficava à disposição de todos ao som de animada música ambiente entre as salas que tinham poltronas de apoio. Ninguém ficara sentado, e sim em pé circulando, interagindo, fazendo a festa fluir desde o início.

Com todos bem entrosados e aquela atmosfera intimista, eis que o cantor Clovis Pinho começa a cantar “Ninguém Explica Deus”, grande sucesso seu com a banda gospel Preto no Branco. Com vestidos em tom de azul turquesa, amigas de Anna passam a descer a suntuosa escadaria e juntarem-se à família na espera da aniversariante, que surge soltando sua bela voz em dueto com o amigo da família. Lágrimas e sorrisos se misturam por trás de celulares registrando a cena emocionante.

Anna dança a valsa com seu pai Giovani e também com o avô Sérgio Viecili. Assistindo de perto tudo ao lado da mãe, a bela Mariah não segura a emoção, parecendo reviver o seu momento de Debut através da irmã-caçula. Amigos do tempo em que Anna viveu nos Estados Unidos mandaram mensagens em vídeo e uma sequência de fotos da menina enche os olhos de todos nas telas espalhadas pelos salões. O pastor Eduardo Oliveira da Igreja Lagoinha, frequentada pela família, trouxe belíssima palavra fazendo jus ao forte laço cristão dos festejados.

Findado os ritos, todos seguiram para o segundo casarão, transformado em uma grande balada já bombando... O grupo Yex performava no palco enquanto a pista ia enchendo misturando adolescentes e adultos com os hits dançantes do momento. O serviço volante seguia impecável e uma estação de crepes também servia de forma prática e descontraída. Para os mais sossegados, havia um lounge com massagem para os pés e outro com serviço de Narguile.

O fervo da pista só foi interrompido pala dupla Fernando & Sorocaba. Sorocaba, que circulava como convidado com sua bela Biah Rodrigues, é considerado membro da família. E fez questão de pôr seu icônico chapéu para se juntar ao parceiro Fernando Zor em uma apresentação de tirar o fôlego. A dupla fez feat com Clovis e interagiu com alguns convidados cantantes. Até o prefeito de Primavera Leo Bortolin soltou a voz fazendo parte do show. Destaque para as irmãs Anna e Mariah mostrando que além de beleza têm talento performando a juntas a música “Shallow now” e justificando os milhões de seguidores que colecionam nas redes sociais.

No ritmo pós pandemia em que finalmente reuniões festivas deixaram de ser algo  politicamente incorreto, a noite serviu para o reencontro de diferentes turmas lincadas por Aline e Giovani, bem como amigos da filha. Uma noite cheia de detalhes e encantos, mas pontuada pelo amor em família e amigos. Sem mesas e cadeiras, a feste foi um charme que vale ser copiado por outros eventos similares daqui para frente. Aqui alguns flashes do fotógrafo Julio Mendes (@juliomendesfotografo)

 

Quarta-feira, 13 de Abril de 2022 - 10:07

OAB Primavera empossa Comissões com grande representatividade feminina

A 22ª Subsecção Primavera do Leste da Ordem dos Advogados do Brasil reuniu, no último dia 12 de abril, seus associados para a solenidade de posse das 11 comissões temáticas. Seguindo a representatividade feminina da classe, Oito das Onze comissões empossadas pela presidente da OAB, Dra. Ethiene Brandão, são encabeçadas por mulheres advogadas. O evento que teve adesão maciça da classe que de forma histórica reuniu numa solenidade como esta mais de 100 advogados aconteceu na sede da OAB.

O destaque da solenidade, que tem a primeira mulher a presidir a ordem nos mais de 20 anos de existência da instituição, foi para a composição da comissão da mulher advogada, que anteriormente presidida pela Dra. Myriam Carla, que recebe duas mulheres de destaque e relevantes serviços prestados em nossa comunidade:  Aline Crema Fossari, coordenadora da Sala da Mulher da Câmara Municipal e a 3° Sargento Polícia Militar, Vaneide Ferreira dos Santos. As Comissões para o Triênio ficaram assim:

Esporte: Alexia Gomes
Comissão da Jovem Advocacia: Tatiana Lara
Comissão da Mulher  Advogada: Larissa Rosa
Previdenciário: Fabiane Guilherme
Estudos de Recuperação Judicial e Falência: Suzi Maria
Mediação, Consciliação e Arbitragem: Maisa Vendrusco
Eventos: Janice Flores
Consumidor: Tiago Alves
Direitos Humanos, ECA e pessoas com deficiência e idoso: Anthony Daniel de Campos Rodrigues

 

 

Confira as fotos de Thiago Bertotti...

Terça-feira, 29 de Março de 2022 - 12:06

Cavaleiros Negros reúnem motociclistas de toda região em seu já tradicional Moto Encontro

O Centro de Eventos Primacredi foi palco do esperado Econtro de Motos dos Cavaleiros Negros que atraíram outros grupos de motociclistas, além de simpatizantes do universo em duas rodas. Com shows de Rock, Boi no Rolete e até sorteio de uma moto 0km. Confira alguns flashes de MARCELLO HOLLANDA

Domingo, 20 de Março de 2022 - 21:14

OAB Primavera empossa nova diretoria com Dra Ethiene Brandão Mendonça como a primeira presidente mulher da entidade local

Na solenidade sediada na Câmara Municipal de Vereadores, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Mato Grosso, Gisela Cardoso posa com a nova diretoria da 22ª Subseção de Primavera do Leste: a presidente Ethiene Brandão Mendonça ladeada pelos colegas Luciana Lazzari (tesoureira), Caio Manoel (delegado da Caixa de Assistência), Renato Cintra (vice-presidente), Myrian Carla (secretária geral) e Philipe Peixoto (secretário adjunto). Abaixo, veja mais fotos de autoridades e advogados que prestigiaram a Posse...

Quarta-feira, 16 de Março de 2022 - 20:42

Juliane Krajewski inaugura Eclat Decor em Locação em Cuiabá com o mesmo serviço de Primavera

A empresária Juliane Krajewski não só conseguiu driblar  as adversidades da Pandemia, como expandiu sua Eclat Decor em Locação de Primavera do Leste para atender o mercado de eventos em Cuiabá. Em um casarão no bairro Santa Rosa, a empresa oferece mesas, cadeiras, móveis e louças ornamentaria para atender a decoração de eventos de todos os formatos e tamanhos. Confira quem passou no badalado coquetel de lançamento com fotos de Arthur Passos, abaixo...

Terça-feira, 15 de Março de 2022 - 13:33

Em clima festivo, a Primacredi reúne colaboradores, associados e convidados na Assembleia Geral 2022

Na última Sexta-feira a Cooperativa de Credito de Primavera do Leste reuniu centenas de associados e convidados no próprio Centro de Eventos Primacredi para a Assembleia Geral Ordinária 2022. Além das informações e solenidade, todos se confraternizaram com música ao vivo e serviço de Buffet. Confira os flashes de MARCELLO HOLANDA


REDES SOCIAIS




ÚLTIMAS POSTAGENS

COLUNA


CIRCULANDO