Com apenas quatro anos de atuação, a Agro Melles ganhou bastante destaque no concorrido mercado de sementes e defensivos agrícolas de Primavera do Leste. Isso deve-se ao perfil do empresário Guilherme Melles, mais conhecido como Guto – apelido de infância, que acabou acatando também comercialmente – além de muitos clientes também o chamarem de Gutão, tamanha intimidade e despojamento com que lida com os negócios, sem perder a seriedade e credibilidade exigida pelo segmento.
Nascido em Penápolis no interior de São Paulo, Guto passou boa parte da adolescência nos Estados Unidos, quando com 17 anos foi aperfeiçoar o inglês em viagem de intercâmbio, decidindo ficar mais tempo por conta própria. “Eu não queria voltar e meus pais não poderiam me manter por lá, foi quando descobri o que era ralação”, explica ele, sobre as jornadas de trabalho que começavam após a Faculdade de Letras pela Universidade do Kansas. “Estudava todo dia das 7h às 11h da manhã, saindo direto pro Hospital onde trabalhava na limpeza. Dormia geralmente entre 14h e 16h, quando seguia como limpeza, chapeiro e que mais precisasse numa rede de lanchonete, até as 23h”.
Assim que se formou em Letras na Universidade Americana, Guto tinha 19 anos quando voltou para o Brasil e escolheu a estudar Agronomia. Nesse período chegou a empreender sendo contato comercial do então iniciante fotógrafo Victor Valenzuela, antes de se mudar para Campo Grande e concluir a graduação no Mato Grosso do Sul. “Sou de família Sírio Libanesa, portanto a cultura comercial sempre foi muito forte, independente de qual área seguiria”, justifica o empresário que tem seu primeiro empreendimento aos 9 anos de idade, quando vendeu seu cobiçado álbum de figurinha da Copa de 94 para um colecionador endinheirado da cidade.
Já agrônomo, Guto trabalhou de sol a sol na lida do campo antes de ingressar para a área comercial. “Em 2008 assim que me formei eu fui pra Alto Taquari em busca da base. Atuei como peão mesmo em lavouras de soja, milho e algodão. Foi assim até Agosto de 2009, quando vim pra Primavera trabalhar na Chentura”. Na empresa que hoje faz parte do grupo UPL, Guto foi reconhecido como melhor vendedor do mundo por três anos, antes de passar a atuar na FMC.
Inquieto e sempre ativo, o desempenho de Guto Melles fora bastante cobiçado pelos grupos, tanto que atuou em outra revenda multimarca até decidir reunir toda sua bagagem de uma década no agronegócio e tornar-se seu próprio chefe. “No dia 28 de janeiro de 2019 eu encarei talvez meu maior desafio. Na época contei com o apoio do engenheiro civil Fernando Bragagnolo que investiu na estrutura inicial da empresa por pouco mais de um ano. Sou muito grato pelo apoio dele no início”, reconhece o empresário que, a partir do momento que passou a ter total tomadas de decisão e uma nova sede da empresa, conseguiu ver o negócio deslanchar.
Acontece que nos últimos anos, boa parte das revendas agrícolas passaram a ser incorporada a grandes grupos de investidores. AgroMelles está entre as poucas revendas independentes com tamanha atuação no mercado “Os 15 anos de conhecimento de mercado me fizeram permanecer. Pode parecer piegas, mas é fato que nunca atrasei ou cancelei a entrega de produtos comercializados. Isso porque sempre mantive o controle total da operação. Caso aconteça de faltar, eu dou um jeito de atender meus clientes”, garante o empresário por conta de seu envolvimento direto e total do comercial e gestão.
O pouco tempo de credibilidade conquistada pela AgroMelles entre produtores e indústrias fornecedoras deve-se ao modus operante de Guto, que busca negociar mediante um contato galgado no relacionamento interpessoal. “Eu enxergo o produtor não como números e metas, mas sim com as dores que ele tem e assim consigo me antecipar para solucionar suas demandas”. O inglês fluente e contato com gente do mercado internacional faz com que Guto esteja sempre bem informado quanto a novidades do setor. Fora as informações técnicas, seu passaporte com mais de 40 carimbos, faz com que tenha repertório suficiente para estreitar os laços de seus clientes, que muitas vezes se tornam amigos. “A venda é natural decorrente de um bom relacionamento, em qualquer setor. E isso é o meu diferencial na AgroMelles com os clientes”, conta ele que fortalece essas relações ao proporcionar experiências exclusivas, como grupos de pescarias ou reuniões gastronômicas excluisvas, mas de forma mais simples e descontraída possível aos clientes.
Um exemplo da perspicácia de Guto para atender as demandas do mercado foi na última safra quando o segmento teve uma grande demanda do Glifosato 24D – produto-chave utilizado no processo de preparação da lavoura – e várias empresas acabaram tendo que cancelar os pedidos por conta da escassez. Por ter se preparado, Guto orgulha-se de ter em estoque o produto para atender 100% a carteira de clientes AgroMelles.
Para Guto, estamos com uma safra cheia, por conta dos altos índices de chuva, mas com muitos desafios. “Aguardando o fim das colheitas de soja e o plantio do milho dentro da janela da safrinha, estou preparado com produtos necessários nesse período produtivo, apesar dos desafios do mercado assolado por tantas incertezas políticas do Brasil e o cenário econômico internacional. Mas o Agro não para e nem pode parar e acredito que mais uma vez vamos ter uma safra recorde”
Se a AgroMelles é hoje uma potência comercial no agronegócio de Primavera do Leste mesmo com tão pouco tempo de atuação e equipe enxuta, deve-se também à garra demonstrada por Guto em todos estes anos de experiência e a forma como enxerga a vida e os negócios: “Acredito que temos que aceitar as coisas como elas são e a vida é dura pra quem é mole! Tenho muita gratidão por tudo que conquistamos, mas nunca foi sorte, sempre foi trabalho. Pode ate ser frase de para-choque de caminhão, mas de fato tudo é 10% inspiração e 90% transpiração”.
Guto Melles comemora toda sua trajetória com uma grande festa exclusivamente aos clientes que fazem o sucesso da AgroMelles. Será um churrasco com show nacional na Chácara Victória e os flashes traremos aqui na próxima edição.
Aqui Guto com sua enxuta, mas eficiente equipe AgroMelles e, abaixo, flashes de momentos que marcam o perfil da empresa que se mantém forte no mercado, independente de grandes grupos
Corredores reunidos na prova que fez sucesso na Central de Negócios da Edificatto
FOTOS DIEGO EIFFLER
Seguindo o conceito de criar experiências para os clientes, a Edificatto Incorporadora realizou a 1a Corrida do Chopp. A ideia foi aliar a prova de curto percurso com uma festa já em clima de Carnaval. Os participantes divididos em pelotão masculino e feminino deram voltas nos quarteirões próximos à Central de Negócios e em cada volta tinham que tomar um chopp e receber um carimbo comprovando a conclusão da etapa. Além da divetida competição, os convidados contaram com Chopp à vontade e o som de Jeziel Novaes e a banda Brazucas Rocks, que animaram a tarde e noite do último Sábado. Confira os flashes da ação que foi um sucesso e deve entrar para o calendário da cidade...
O casal de corretores Gisele Zorzela e Jandir Bittencourt com os filhos Geovane e Otávio recepcionando os clientes e cantando o Parabéns nos 5 anos da G House no Le Bistro
Com mais de uma década de experiência no mercado, o casal de corretores Gisele Zorzela e Jandir Bittencourt celebraram os 5 da G House Negócios Imobiliários. O local escolhido foi o Le Bistro, que na noite desta quarta-feira abriu com menu de Mirian Avila exclusivamente para receber os clientes e parceiros da empresa que é referência no mercado imobiliário de Primavera do Leste.
A noite foi em clima descontraído e agradecimento a todos que contribuíram para o trabalho da empresa nestes anos. Um vídeo contando a emocionante trajetória do casal foi o ponto alto da noite que contou com o apoio institucional das principais incorporadoras parceiras da G House. “Hoje somos tomados por um sentimento de superação e gratidão ao lembrar nossa caminhada. Nem todos puderam estar presentes, mas cada cliente amigo aqui enche o coração de alegria e incentivo a continuar nosso trabalho”, agradeceu Gisele.
Gisele e Jandir com a equipe G House: Juliana, Thaís Gabriela, Sabrina, Maria e Geovane; abaixo, veja os flashes da celebração e alguns dos clientes e parceiros que prestigiaram a empresa referência no mercado imobiliário de Primavera do Leste... FOTOS DIEGO EIFLER
Gisele Barco com o cheff Allan Rodrigues, que fica a disposição da Central de Negócios para dar sabor aos atendimentos da Edificatto, no recente jantar de apresentação para a equipe
Mais que desenvolver empreendimentos de alta qualidade e rentabilidade, a Edificatto Incorporadora mantém o alto padrão também no atendimento. A partir de agora a empresa conta com um chef de cozinha exclusivo na Central de Negócios.
"Estamos sempre na busca por melhorar ainda mais a experiência de nossos clientes quando vêm ao stand conhecer os empreendimentos ou mesmo nas ações que fazemos. A gastronomia é um ponto alto deste processo e agora com o Allan no nosso time, certamente daremos mais sabor aos bons negócios", explica a diretora de incorporação Gisele Barco.
Natural de Belém do Pará. Allan tem mais de dez anos de experiência e antes de vir para Primavera e atuou em cozinhas profissionais da cidade, antes de se dedicar ao menu da Edificatto. "Eu sou apaixonado pela culinária no geral. Mas aqui na Edificatto vou por em prática um menu mais funcional, mas com personalidade, como a panificação toda artesanal e pratos para eventos", conta o chef, que antes comandava o menu do Café com Neve.
Abaixo, apenas uma mostra dos lanches servidos nos atendimentos da Central de Negócios da Edificatto...
Ministro da Agricultura Carlos Fávaro marcou presença, assim como o governador de Mato Grosso
Mauro Mendes; abaixo, o diretor secretário Luiz Fernando Polato com o presidente Eraí Maggi; ao lado,
Paulo Aguiar, ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão
Empossado como conselheiro fiscal, Fernando Daltrozo com a esposa Agnes; abaixo, o diretor Centro Leste
da AMPA-MT Romeu Froelich com a esposa Elvenete, filho Fábio e a nora Heloisa
Aos 30 anos, o empresário Kauê Gramulha, um dos nomes mais promissores do setor de luxo no Brasil, dá mais um passo importante em sua trajetória de sucesso. Co-fundador da prestigiada marca Casa Rug e sócio do renomado Fernando Perez, Kauê construiu em apenas sete anos um legado de crescimento e confiança no mercado de design e decoração. Agora, ele expande sua atuação ao adquirir a franquia baiana da Artefacto, a mais antiga da marca, com 27 anos de história e consolidação no mercado local.
Reconhecida como referência em móveis de alto padrão, a Artefacto Bahia, localizada em Salvador, mantém uma relação histórica com o estado, unindo tradição e modernidade no segmento de luxo. “A Bahia tem um mercado sofisticado, com consumidores exigentes e um público cativo de turistas que valoriza a exclusividade. É uma honra poder conduzir uma franquia tão icônica,” destaca Kauê.
A decisão de Kauê reflete seu desejo de somar à trajetória da Artefacto Bahia, preservando a excelência que consolidou a franquia ao longo de quase três décadas, enquanto traz novas ideias e perspectivas. “Meu objetivo é honrar a história da Artefacto Bahia, ao mesmo tempo em que trago uma visão renovada, conectando tradição e inovação,” afirma o empresário.
Uma Nova Página na Economia Baiana
A Bahia é conhecida por sua riqueza cultural, mas também desponta como um polo econômico estratégico no Nordeste, com um mercado de luxo em crescimento contínuo. Salvador, com sua combinação de história e modernidade, tem atraído investimentos de marcas nacionais e internacionais.
A Artefacto Bahia se consolidou como uma protagonista desse cenário, oferecendo mobiliário exclusivo, projetos personalizados e um atendimento de excelência. Sob a liderança de Kauê Gramulha, a expectativa é que a loja ganhe ainda mais destaque, fortalecendo laços com arquitetos, designers e artistas locais, e ampliando sua atuação no mercado.
Kauê Gramulha, que transformou a Casa Rug em um sinônimo de sofisticação e qualidade, carrega consigo a credibilidade construída ao longo de sua parceria com Fernando Perez, com quem compartilhou uma sólida sociedade. “Nos últimos sete anos, aprendi que o segredo para o sucesso está em criar relações de confiança com clientes e parceiros. É essa filosofia que vou levar para a Artefacto Bahia,” declara o empresário.
Uma Franquia com História e Futuro
Com 27 anos de atuação em Salvador, a Artefacto Bahia é a franquia pioneira da marca e possui uma base sólida no mercado de luxo local. A loja é reconhecida por seus produtos que aliam funcionalidade, design arrojado e um toque de brasilidade, características que a tornaram indispensáveis para projetos residenciais e comerciais de alto padrão.
A Cooperativa Agropecuária Primaverense - COOAPRIMA mais uma vez reuniu seus cooperados para a tradicional confraternização de fim de ano. Recebidos pela equipe e o presidente Pedro Geraldo Bravin com a esposa Cirlei, os cooperados puderam trocar as experiências do ano e conversar sobre as expectativas para as safras de 2025. Confira imagens do evento que aconteceu no salão social da cooperativa... FOTO ABELE